sábado, 13 de novembro de 2010

Nosso Peugeot Partner Escapade

Peugeot Partner Escapade

Tudo que Lúcia e eu fotografamos e escrevemos até agora só foi possível por causa do nosso valente pequeno grande carro, o Peugeot Partner Escapade que nos foi cedido pela Peugeot Citroen do Brasil específicamente para esta aventura.
Após mais de 7.000 kms rodados entre o Brasil, Argentina, Chile, Peru e Bolívia o carro se transformou num verdadeiro companheiro de viagem, muito mais do que apenas uma simples máquina de transporte.
Nossos dias tem sido muito longos, pois temos saímos cedo (ao redor das 06:30) e chegamos no próximo hotel  sempre no fim da tarde, mas o ambiente interno da Partner é de tal maneira confortavel que nos faz ter aquela sensação de “quero mais” ao fim de um dia da jornada.
Uma das coisas que eu achei que mais contribui para esta boa sensação é a altura de seu pé direito interno, que faz lembrar uma casa de fazenda.
Um carro para fazer este tipo de programa que estamos fazendo tem que oferecer um certo conforto para seus passageiros, afinal, ficar dentro de um em média 10 horas por dia durante mais de 20 dias seguidos pode ser motivo de grande stress...o que não ocorreu conosco.
Hoje tivemos que andar por mais de 400 kms com 4 pessoas a bordo mais bagagem e ninguém ficou inconfortável!!!
A Partner Escapade vem equipada com uma porção de mimos do tipo: ar condicionado, vidros elétricos, um bom som com CD e MP3, espelho retrovisor direito com comando elétrico (parece uma bobagem mas não é!), uma porção de porta trecos de bom tamanho espalhados pelo carro, freios ABS, uma direção servo assistida com uma relação bem direta, suspensão de bom curso trabalhando em conjunto com os pneus Pirelli Scorpion ATR, um utilíssimo computador de bordo (que muito facilita nossa vida fornecendo informações que usamos a toda hora) e otras cositas mas.
A maior parte das estradas que andamos até agora foram de bom asfalto, mas na Argentina fizemos a Ruta 51, que vai para o Chile, onde sua maior parte é de rípio, uma mistura de terra com pedrinhas bem pequenas que dá a sensação de estarmos guiando sobre um tapete do bolas de gude. Nestas estradas descobrimos que o casamento da suspensão com os pneus foi perfeito.
O consumo de gasolina até agora foi de 9 kms/L de gasolina.
Na parte brasileira usamos apenas álcool – Esqueci de dizer que nossa Partner é Flex.
Usando álcool nosso consumo foi de 8,5 kms/L.
Estamos há 4 dias andando nos 3,5 / 4,7 mil metros de altitude em relação ao nível do mar. Isto faz o consumo aumentar consideravelmente.
É claro que qualquer carro normalmente aspirado sofre por causa da falta de ar nessas condições, inclusive nossa Partner, que perde vários cavalos aqui em cima do mundo.
Mas isto, como eu disse, acontece com todo os carros normais.
Enfim, posso garantir que o nosso carro faz bonito junto aos carros clássicos que estamos acompanhando, até porque os seus donos sabem perfeitamente que podem confiar na gente caso seja necessário.
Amanhã (13/11/2010) bem cedo partiremos de La Paz para Uyuni, mais de 600 kms de estradas razoáveis para ruins nos esperam.
Zé Rodrigo

Apesar da bagunça, é extremamente confortável para quem anda atrás.



Motor 1.6 que faz bonito junto aos seus amigos maiores.


Podemos levar tudo e mais alguma coisa, neste caso estamos com bagagem de 4 pessoas.





9 comentários:

  1. Já tava na hora de um jabá básico!

    Alguma idéia do que a Peugeot pretende fazer com o carro na volta? Talvez um desmonte para verificar como todo o conjunto se comportou ou quem sabe colocar em exposição em algum revendedor?

    Abraços, espero por vocês com máquina em punho, se tudo der certo.

    ResponderExcluir
  2. Pelo que percebo a Peugeot sabe das coisa...o carro é perfeito e a dupla escolhida para pilotá-lo também! Só falta a exposição na volta, pois a exposição concomitante já vem ocorrendo.

    ResponderExcluir
  3. Curiosidade - quem eram os 2 extras durante o último trajeto?

    ResponderExcluir
  4. É a primeira vez num rally ou vcs já são veteranos?... isso parece muito bom!!!!

    ResponderExcluir
  5. Vi a placa para Las Malvinas. Isso significa que vocês vão dirigir para lá também? Se for o caso, não esqueçam que dirigem do lado certo (esquerda) da estrada!

    Abraços e boa viagem!

    ResponderExcluir
  6. adorei ler eer as fotos do carro e de voces dois estou na casa de MARINA como estao vendo e vou comprar um lap top para mim Ate que eu ja estava escrevevdo bem direitinho no meu antigo computadorBeijo Mamae

    ResponderExcluir
  7. jimskea... se foi sério é melhor dar uma olhada em um Mapa Mundi...

    ResponderExcluir
  8. O mais importante: LAS MALVINAS SON ARGENTINAS!!!!!!

    ResponderExcluir